Usando o telescópio

 

 

  • Considerações iniciais:

É muito comum para todo o iniciante que adquire um telescópio, já querer logo ir apontando-o para o céu em busca de algum objeto celeste para observar. Tudo bem, eu também fiquei empolgado quando consegui meu primeiro telescópio, contudo a prática da astronomia amadora, mesmo que seja apenas por hobby, requer um mínimo de conhecimento básico do céu. 

Para iniciar veremos algumas informações essenciais que todo astrônomo amador deve saber para uma boa interpretação do céu. Estas regras são precisas para todos os propósitos práticos.  Elas só ficam inexatas para períodos acima de alguns séculos. 

1. As estrelas nunca se movem em relação a outra.  Elas sempre estão separadas a mesma distância (em graus) e nos mesmos padrões. 

2. O sol, planetas (e suas luas), cometas e asteróides se movem entre si, alterando suas posições com relação às estrelas. 

3. Cada estrela sempre nasce e se põe na mesma posição no horizonte quando vista do mesmo ponto na terra. 

4. Todas as estrelas nascem no leste e se põe no oeste. 

5. Algumas estrelas são visíveis todas as noites do ano, a noite toda.  Isto ocorre pela proximidade delas com o Pólo Celeste.  Estas são chamadas "Estrelas Circumpolares."  No hemisfério sul as Estrelas Circumpolares  giram no sentido horário. 

6. Todas as estrelas nascem e se põe aproximadamente quatro minutos mais cedo cada dia.  Por um mês a diferença acumula-se em duas horas mais cedo e no curso de um ano chega a 24 horas. 

7.  Todas estrelas estão nas mesmas posições à mesma data e horário cada ano. 

 8. Em cada hora as estrelas movem-se  15 graus pelo céu.  Durante cada 24 horas as estrelas fazem uma revolução ao redor da terra . Se você ficar acordado toda a noite, você pode ver quase todas estrelas que podem ser vistas de sua latitude com exceção daquelas que estão no céu depois do sol nascer . 

 9. As estrelas estão lá durante o dia mas nós não podemos vê-las  por causa da luz do sol dispersa na atmosfera. 

 10.  As estrelas mudam de posição com a mudança de latitude. (Longitude é irrelevante). As pessoas à mesma latitude vêem as mesmas estrelas não importa em que país elas estão. 

 11.  O Pólo Celeste Sul está diretamente sobre o pólo Sul da Terra.  A altura do Pólo Celeste Sul para quem está no equador é 0º (está na linha do horizonte). A altura do Pólo Celeste Sul vai aumentando conforme você  se move para o Sul.  No pólo Sul da Terra  ele estará exatamente sobre sua cabeça a 90º.  Nos pólos terrestres todas as estrelas são circumpolares e estão sempre visíveis e se movem paralelamente ao horizonte (a não ser quando o relevo oculta parte do Céu).

12.  O Sol é uma estrela e emite radiações luminosas e não luminosas de alta intensidade.   A menos que seus equipamentos estejam devidamente equipados com filtros, não olhe para o sol com um telescópio ou binóculos.

13.  Estrelas cadentes não são estrelas.  Elas são corpos relativamente pequenos de matéria cósmica entrando na atmosfera da terra a velocidade alta e queimando pela fricção aerodinâmica. 

14.  A Esfera Celestial é um método conveniente de mapear o céu.  Assume que a Terra está ao centro de uma esfera gigantesca que compreende todo o céu e seus objetos exceto  os planetas, luas, cometas e asteróides de nosso sistema solar que não são pontos fixos nesta esfera .O Equador Celestial é uma extensão no espaço do Equador da Terra.  Os Pólos Celestes  são extensões dos pólos da Terra.  Cada ponto na esfera celestial tem duas coordenadas: Ascensão Reta e Declinação, que são semelhante à longitude e latitude na Terra.  A Ascensão Reta e Declinação das estrelas e objetos de espaço profundos nunca mudam.

15.  No decorrer de um ano a Terra executa uma revolução em torno do Sol. Do nosso ponto de vista, o Sol parece caminhar  por diferentes constelações, e o caminho que o Sol faz chama-se Eclíptica ou Eclítica sendo que as constelações pelas quais ele passa são conhecidas como: Constelações Eclípticas ou Zodiacais.  Tradicionalmente têm se pensado que são 12 constelações do Zodíaco, mas na realidade o Sol atravessa 13 constelações.  Estas constelações são: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Ofiúco (cauda da Serpente), Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. O Sol sempre está caminhando lentamente em uma dessas constelações e completa o ciclo no decorrer de um ano.  

16.  A Lua nasce em média cerca de 50 minutos mais tarde a cada dia.  A Lua cheia nasce  oposta ao pôr-do-sol e se põe ao amanhecer.  A Lua nova nasce e se põe próxima  ao sol e por isso nós não podemos vê-la.  A Lua quarto crescente, está bem acima no céu durante o pôr-do-sol e se põe em torno da meia-noite.  A Lua de quarto minguante nasce em torno da meia-noite e está bem acima no céu ao amanhecer.  Uma Lua crescente forma um "C" no período inicial e aumenta à direita.  Uma Lua minguando diminui à esquerda e em certo momento tem a forma de um "D".

Como complemento e fonte de consulta utilize o Dicionário de Astronomia que explica muitas terminologias usadas nesta sessão.

 

 
Página Inicial